Diretrizes e recomendações para o rastreamento e detecção precoce do câncer de mama

Estima-se que uma em cada oito mulheres venha a desenvolver câncer de mama em algum momento da vida. O câncer de mama é o câncer mais frequente entre mulheres e o maior responsável por mortes por câncer entre elas.

No entanto, com os avanços da medicina e da maior participação da sociedade, há motivos para comemorar. A mortalidade por câncer de mama vem reduzindo ao longo dos últimos anos, um fato que é atribuído às melhoras no tratamento e à maior acessibilidade a exames de rastreamento. Estes exames têm a capacidade de detectar o câncer de mama em estágios precoces, nos quais a chance de cura é maior e os tratamentos são possivelmente menos agressivos.

Hoje, o principal método diagnóstico é a mamografia. Um exame que produz imagens das mamas através de raios X.

show

A figura acima mostra imagens de mamografia com a mama normal, com um cisto benigno e com um câncer de mama, respectivamente.

Existem diversas recomendações para o início do rastreamento e a periodicidade para a repetição dos exames. A maior parte das sociedades médicas recomenda o início em idades entre 40 e 50 anos. Os exames devem ser repetidos anualmente ou a cada dois anos. Para saber saber a melhor recomendação para cada mulher, recomenda-se uma visita ao ginecologista ou ao oncologista que avaliara a história familiar e o risco de desenvolvimento de câncer de mama individual de cada mulher.

O link abaixo direciona para uma das recomendações quanto a utilização de mamografias para a detecção precoce do câncer de mama. Essa diretriz foi elaborada pelo National Comprehensive Cancer Network, um dos mais renomados painéis de especialistas em câncer.

http://www.nccn.org/professionals/physician_gls/pdf/breast-screening.pdf

Anúncios

Uma opinião sobre “Diretrizes e recomendações para o rastreamento e detecção precoce do câncer de mama”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s