Afinal, o que é a quimioterapia?

Quimioterapia é o nome genérico dado para os medicamentos usados no tratamento do câncer. O conjunto de medicações conhecido como quimioterapia engloba substâncias com diferentes mecanismos de ação, vias de aplicação e efeitos colaterais. Esses medicamentos podem ser usados em várias fases do tratamento e constituem um dos três grandes pilares do tratamento do câncer ao lado do tratamento cirúrgico e da radioterapia.

TRNdrugs315 304

Em que situações se usa quimioterapia?

Existem três situações principais para o uso de quimioterapia: (1) após a retirada cirúrgica do tumor, com o intuito de reduzir a chance de reaparecimento do câncer, conhecida como quimioterapia adjuvante; (2) antes da cirurgia, com o intuito de facilitar o procedimento e também reduzir o risco de reaparecimento do câncer, conhecida como quimioterapia neoadjuvante e (3) quando a doença não pode ser mais curada, com o intuito de manter o câncer sob controle, diminuir seus sintomas e aumentar o tempo de vida do paciente, conhecida como quimioterapia paliativa.

cancer_drug

Quem tem que fazer tratamento com quimioterapia?

Nem todos os tratamentos incluem quimioterapia, em alguns casos apenas a cirurgia é suficiente, em outros, só a radioterapia ou a combinação dessas modalidades. A máxima “cada caso é um caso” também se aplica na escolha do tratamento do câncer.

Diversos fatores interferem na escolha terapêutica e na indicação de se fazer ou não quimioterapia. A decisão por um esquema de tratamento passa pela avaliação de diversos parâmetros como o tipo de tumor e suas características, o tamanho do tumor, o tipo da cirurgia, os órgãos afetados, a idade e a capacidade de suportar os efeitos colaterais do tratamento, além das preferências do paciente.

Com o grande leque de opções terapêuticas atual, cada vez mais os tratamentos estão se tornando específicos e individualizados para cada pessoa.

Gostou da matéria? Visite aqui nossa página no Facebook e confira todos os posts. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

Anúncios

3 opiniões sobre “Afinal, o que é a quimioterapia?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s