Lições que aprendi com o Doutorado – Parcerias, consistência e persistência. Projetos para o futuro.

Normalmente eu escrevo sobre tópicos relacionados a oncologia no meu blog. Tento usar esse espaço para aproximar as informações técnicas e médicas da área da oncologia das pessoas que precisem delas, ou que se interessem pelo tópico. Eventualmente escrevo sobre minhas opiniões, impressões ou histórias que eu vivi na oncologia.

Hoje resolvi escrever sobre algo mais pessoal, meus projetos para o futuro, a defesa do meu doutorado e a imensa ajuda e colaborações que eu tive de várias pessoas para poder tornar isso possível.

Em fevereiro de 2015 aconteceu a defesa final do meu doutorado no Hôpital Erasme, ligado a Université Libre de Bruxelles. Eu tive 30 minutos para expor o trabalho feito ao longo dos 3 anos que passei no Institut Jules Bordet, também em Bruxelas. Depois disso, uma arguição da banca julgadora e finalmente uma apresentação dos meus projetos de pesquisa futuros, até a aprovação final e obtenção do título de Doctor of Philosophy (PhD) em medicina.

10959688_10155144940200293_533723778815613247_n

É interessante saber que por trás de cada informação contida nos slides havia semanas ou até mesmo meses de trabalho. Tentativa, erro, sucesso, erro, nova tentativa. Algumas vezes tive trabalhos aprovados por revistas na primeira tentativa, outras eu tive que ralar muito para publicar. Fui falar com muitas pessoas, muitos e-mails, reuniões, pedi muitas opiniões, tive a ajuda de muita gente.

Aprendi muito nesses anos, não somente tecnicamente mas também a escutar, trabalhar em conjunto, liderar quando tinha que ser guia e apoiar quando era liderado por colegas. Admitir as falhas e bater o pé quando estava certo. Tive que recomeçar do zero inúmeras vezes, só de propostas de tese eu fiz cinco. Algumas propostas de estudo decolaram rápido, outras ficaram na gaveta até hoje.

“Pesquisa é ingrata”, a gente escuta isso o tempo todo quando está nessa área. Na realidade, acho que pesquisa é como uma extensão do dia a dia ou da medicina. Vale a consistência e persistência para atingir os objetivos, e eu sou muito agradecido aos meus colegas de Bruxelas pelo apoio que tive nesses anos do doutorado.

De volta ao Brasil, o meu objetivo é continuar com esse trabalho, manter as parcerias na Europa e criar novas aqui. Pesquisar para desenvolver alternativas de tratamento para pacientes com câncer e contribuir para a real universalização do acesso à saúde e a uma medicina humanizada. O objetivo final é trabalhar por um sistema de saúde em que as pessoas possam ter verdadeiramente acesso aos meios de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficiente e moderno.

Mesmo sendo um objetivo complexo que envolve diversos parceiros, incluído reguladores do sistema de saúde, há diversas pessoas motivadas. Assim como o doutorado, esse também é um trabalho coletivo, e muito mais complicado. Para que isso se torne realidade temos que começar em algum momento e eu estou apostando na consistência, na persistência, na parceria e na colaboração para fazer esse projeto voar.

O objetivo compensa!

2 comentários em “Lições que aprendi com o Doutorado – Parcerias, consistência e persistência. Projetos para o futuro.”

  1. Felipe,
    Essa persistência e essa luta pela conquista de nossos objetivos são realmente o que nos impulsionam em nossas vidas.
    Fico orgulhosa por você, não só por essas qualidades, mas principalmente pelo fato de que nessas tentativas com as pesquisas, muitos pacientes com câncer serão beneficiados com os possíveis bons resultados.
    Parabéns pela carreira que já é um sucesso.
    Annita

    Curtir

Deixe um comentário

