Câncer e gestação. É possível engravidar depois de um tratamento oncológico?

Câncer é uma doença que afeta principalmente pessoas mais velhas, porém não é exclusiva dessa faixa etária. Existem doenças que também afetam pessoas mais jovens, em idade fértil. Uma dúvida comum em mulheres jovens que são diagnosticadas com câncer é: “Será que eu vou conseguir engravidar depois do meu tratamento?”. Para responder essa pergunta é preciso saber qual o tipo do tratamento e a partir daí traçar um plano para preservar a fertilidade.

Câncer e gestação. Há diversas estratégias para preservar a fertilidade de mulheres jovens tratadas para câncer.
Câncer e gestação. Há diversas estratégias para preservar a fertilidade de mulheres jovens após um tratamento oncológico.

Tanto a cirurgia quanto a radioterapia e a quimioterapia são capazes de reduzir a fertilidade. Os ovários são muito sensíveis à quimioterapia. Dependendo do tipo e da dose dos medicamentos, os óvulos podem ser afetados, e assim a mulher pode entrar na menopausa precocemente. Esta é uma preocupação no tratamento de doenças como os linfomas, câncer de ovário e câncer de mama, por exemplo. Em outras doenças, como o câncer de colo uterino ou câncer de reto, pode ser necessário o uso da radioterapia da pelve. A radiação, quando atinge os ovários, pode também levar à morte os óvulos e induzir a menopausa precoce. Em cânceres do aparelho reprodutor, pode ser necessária a retirada cirúrgica do tumor em conjunto com os ovários ou o útero.

Então, o que deve ser feito para preservar a fertilidade e aumentar a chance de engravidar depois de um tratamento para câncer?

Existem algumas estratégias que podem ser usadas, mas a primeira coisa a ser feita é conversar sobre o assunto antes que qualquer tratamento seja feito.

Em casos muito selecionados de câncer de ovário pode ser pensada uma cirurgia parcial com o intuito de preservar a fertilidade. Mas isto não é a regra, em geral nesses casos não há como se preservar os órgãos reprodutores.

Quando se precisa usar radioterapia é possível fazer uma espécie de escudo de chumbo que é colocado sobre a pele no local correspondente ao útero e ovários. Dessa maneira, os raios não atingem diretamente os óvulos. Uma segunda possibilidade é realizar uma pequena cirurgia para o reposicionamento dos ovários fora da área que vai receber a radioterapia. No entanto, em casos de câncer de colo uterino, onde é absolutamente necessária a irradiação, pode haver uma maior dificuldade de engravidar, assim como problemas durante a gestação, como parto prematuro e abortamento.

No caso da quimioterapia, duas estratégias podem ser feitas. A mais eficaz é a coleta e congelação de óvulos ou embriões antes do tratamento. Nesse caso, o tratamento com quimioterapia é adiado em torno de duas semanas e é induzida a ovulação com medicamentos. Os óvulos são então colhidos cirurgicamente e podem ser fecundados e congelados (nesse caso, chamam-se embriões), ou podem ser congelados sem serem fecundados. No futuro, quando o tratamento do câncer termina, a mulher deve fazer o tratamento habitual para engravidar desses embriões previamente colhidos.

Uma segunda estratégia é usar medicamentos que param o ciclo ovariano temporariamente. A ideia por trás disso é tentar fazer com que os ovários “durmam” durante o tratamento com quimioterapia, não sendo assim tão afetados. No entanto, esse não é um tratamento tão eficaz quanto a coleta de óvulos. Quanto mais jovem a mulher, menor o risco de entrar na menopausa depois da quimioterapia; da mesma maneira, quanto mais leve o tratamento, menos chance tem de induzir a menopausa.

E depois de engravidar, o risco da criança nascer com algum problema é maior?

Não! Isto já foi extensamente pesquisado e tratamentos prévios com radio e quimioterapia, tanto do pai quanto da mãe, não aumentam o risco da criança nascer com problemas. Quimioterapia também não aumenta o risco de aborto ou parto prematuro.

Gostou da matéria? Visite aqui nossa página no Facebook e confira todos os posts. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

7 comentários em “Câncer e gestação. É possível engravidar depois de um tratamento oncológico?”

    1. Oi Jussara, lamento que você tenha tido um aborto no quarto mês. Isso é pouco provável de ter sido relacionado com a quimioterapia ou qualquer outro tratamento que você fez. É comum haver abortamentos no primeiro trimestre de gestação por problemas de má formação fetal ou do número de cromossomos, como em qualquer mulher que engravidou e não fez tratamento com quimioterapia. No seu caso ja estava um pouco fora desse período mas o mais provável é que tenha sido um abortamento por essa causa.
      Te aconselho a buscar ajuda de um obstetra com especialidade em fertilidade para analisar seu perfil hormonal apenas para verificar se está tudo ok e que você continue tentando.

      Um abraço e coragem!

      Curtir

  1. Sou Ariane tive câncer de mama, Fiz 4 ciclos de doxolen e mais 4 de taxol, ainda não tive filhos, tenho 28 anos, durante o tratamento do taxol minha menstruação não veio, tem um mês que acabou as quimio, e ainda não voltou. Quanto tempo em média demora pra voltar a menstruação? Devo procurar qual médico pra vê se posso engravidar? Tenho o sonho de ser mãe…

    Curtir

    1. Oi Ariane, é comum que a menstruaçao pare durante o tratamento. Em geral, na sua idade, a menstruaçao volta apos alguns meses. Nao ha recomendaçao de fazer nenhum tratamento adicional. Converse com seu médico sobre isso, pode ser interessante fazer uma dosagem hormonal apenas para verificar se tudo anda bem. Um abraço!

      Curtir

      1. Oi me chamo Laura, meu esposo teve cancer de colon, operou e fez o tratamento adjuvante durante 6 meses, acabou o tratamento em junho de 2015, estamos em Setembro e estou suspeitando estar grávida, tem algum risco para o feto?
        Desde já obrigada.

        Curtir

  2. Olá eu descobri um câncer d mama em 2013 fiz quimio e rádio ja faz 1 ano e meio q terminei todo meu tratamento menstruo todo mês quase q na mesma data eu menstruo certinho nunca atrasa e eu nao me cuido poren nao engravido será q não posso mais engravidar estou co 37 anos queria muito engravidar 😩😩

    Curtir

Deixe um comentário