Exercícios Físicos e Câncer. É recomendado se exercitar durante e depois do tratamento?

Quando pensamos no tratamento do câncer as primeiras coisas que vêm a cabeça são as intervenções médicas como cirurgia, radioterapia e quimioterapia. O início de um tratamento é um momento que vem acompanhado de muitas dúvidas, tanto quanto aos resultados dele como quanto à qualidade de vida que se vai ter durante e depois de terminado.

Uma dúvida comum nesta fase é quanto ao papel dos exercícios físicos. É seguro fazer exercícios? Aumentam ou diminuem a chance de cura? Se eu fizer exercício vai me dar mais cansaço durante o tratamento?

Fazer exercícios durante o tratamento com quimioterapia melhora os sintomas de cansaço.
Fazer exercícios durante o tratamento com quimioterapia melhora os sintomas de cansaço.

Existe um grande número de estudos que foram feitos, tanto durante o tratamento quanto depois do tratamento, que respondem a todas essas perguntas.

Uma grande revisão de avaliou os resultados de exercício na qualidade de vida de quase 5000 pessoas durante o tratamento com quimioterapia. (veja aqui o estudo). Pessoas que se exercitaram durante o tratamento apresentaram uma melhor qualidade de vida, menos cansaço, menos ansiedade e depressão e menos problemas com o sono. Esses resultados foram conseguidos com vários tipos diferentes de exercícios indo de caminhada, bicicleta, treinos em academia, até levantamento de peso e yoga.

Vários tipos diferentes de exercícios podem ser feitos durante o tratamento com quimioterapia.
Vários tipos diferentes de exercícios podem ser feitos durante o tratamento com quimioterapia.

Vários outros estudos avaliaram o papel dos exercícios no resultado do tratamento. A maior parte desses estudos avaliaram mulheres em tratamento para câncer de mama. Nesse grupo de pessoas houve uma tendência a melhores resultados em mulheres que fizeram exercícios físicos (veja aqui o estudo). Porém temos que ter cuidado para dizer que exercícios isoladamente aumentam a chance de cura de câncer de mama. Nós sabemos que há influência do peso no risco do retorno da doença, logo, neste caso, o exercício físico combinado com a perda de peso pode ser a causa dos melhores resultados (veja aqui um estudo sobre obesidade e câncer de mama).

A manutenção de um peso e dieta saudáveis também foi identificada como fator protetor, diminuindo a chance de retorno da doença em pessoas que tenham tido câncer de próstata e câncer de intestino.

Atividades físicas aliadas a dieta balanceada e controle do peso são aliados no controle do câncer.
Atividades físicas aliadas a dieta balanceada e controle do peso são aliados no controle do câncer.

Em conclusão, para pessoas que estão em tratamento para câncer, e se sintam bem dispostas para fazer exercícios, exercitem-se! Façam o exercício que mais gostem, todos eles vão melhorar a tolerância ao tratamento.

Para pessoas que não fazem exercícios, não há problemas em começar durante o tratamento.

Mas atenção, apenas para pessoas que estão bem dispostas! Caso sinta cansaço com o tratamento o melhor é o repouso até que volte a energia para as atividades físicas.

Depois de terminado o tratamento, a dieta saudável, o controle de peso e as atividades físicas regulares são importantes aliados na diminuição do risco de retorno da doença.

Gostou da matéria? Visite aqui nossa página no Facebook e confira todos os posts. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog!

Anúncios

5 opiniões sobre “Exercícios Físicos e Câncer. É recomendado se exercitar durante e depois do tratamento?”

  1. Eu descobri um câncer de mama dia 22/08/2014,com 28 anos fiz mastectomia e esvaziamento na axila,grau 3 her positivo e estou fazendo químioterapia e radioterapia, ainda vou tomar uma injeção durante um ano,e não tenho muita resistência no meu braço,quando termina meu tratamento posso volta pra acadêmia?

    Curtir

    1. Ola, imagino que neste momento voce deva estar em tratamento com herceptin por um ano. Pelo tratamento nao ha problema de fazer exercicios porem é interessante que voce converse com o seu médico ou um fisioterapeuta com experiencia em oncologia por conta do esvaziamento axilar. Excesso de exercicios no braço onde houve o esvaziamento axilar pode aumentar o risco de edema neste braço. Converse com especialistas para adaptar o exercicio, voce pode começar tao logo se sinta bem disposta. um abraço!

      Curtir

    2. Oi, Marli!
      Nossos casos são muito parecidos. Também faço parte dos 20% com her 2. Fui diagnosticada com câncer de mama no dia 04/09/14. Porém, fiz uma lumpectomia e retirei o tumor e os linfonódulos. Vou receber minha última quimio na próxima semana e depois, radiação. O tratamento com herceptin atrasou porque a Anvisa bloqueou meu material biológico (fiz a primeira parte do tratamento no exterior). Em Março desse ano, comecei a sentir dores no braço. Sempre tive uma vida super ativa, mas com o tratamento, parei com tudo. Agora estou fazendo fisioterapia e musculação, com recomendação médica, porém, nesse braço não uso pesos. Pra mim está sendo ótimo, porque sempre gostei e me sinto muito melhor depois da atividade física. Boa sorte!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Boa noite, Dr Felipe!
    Obrigada por escrever sobre atividade física durante o tratamento. Sempre fui super ativa, porém, depois do diagnóstico, parei com tudo porque tinha medo que isso viesse a prejudicar o tratamento de alguma forma. Voltei a praticar atividades físicas depois que meu braço começou a doer ao fazer certos movimentos (fiz uma lumpectomia no seio direito). Uma duvida que minha médica ficou de pesquisar é sobre o uso de suplementação nessa fase, se posso usar proteína isolada junto com os treinamentos.
    Obrigada,
    Ana

    Curtir

    1. Oi Ana, nao ha problemas em usar suplementaçao de proteina nesta fase mas evite tratamentos hormonais. Hormônios masculinos sao degradados em hormonios femininos antes de serem eliminados pelo corpo e este hormonios podem estimular o crescimento do câncer de mama. De resto continue fazendo exercicios com orientaçao, você esta no caminho certo. Um abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s