Duplo bloqueio do HER2 faz desaparecer os tumores da mama em metade das mulheres com câncer de mama HER2 positivo – Trastuzumab, Pertuzumab e Lapatinibe.

Com o progresso da oncologia nós somos capazes de diferenciar subtipos de doenças que antes eram tratadas da mesma maneira, e assim desenvolver novos medicamentos mais específicos para cada caso. Um exemplo disso é o bloqueio da via do HER2 em câncer de mama.

Em mulheres que têm câncer de mama é identificada a amplificação de uma proteína chamadas HER2 (human epithelial growth factor receptor 2) em 20% dos casos. Esta alteração molecular era considerada um fator de agressividade da doença, e pior resultado de tratamentos, até o desenvolvimento de medicamentos que funcionassem especificamente neste alvo.

O duplo bloqueio do HER2 é capaz de fazer desaparecer o câncer de mama em 60% das mulheres, quando feito antes da cirurgia.
O duplo bloqueio do HER2 é capaz de fazer desaparecer o câncer de mama em 60% das mulheres, quando feito antes da cirurgia.

Em 1998 médicos e cientistas desenvolveram o anticorpo Trastuzumab (nome comercial Herceptin) que mudou radicalmente o tratamento destas mulheres. Este medicamento, administrado na veia, foi capaz de aumentar dramaticamente o controle da doença. Mais tarde, em 2005, foi demonstrado que esse remédio duplicava a taxa de cura quando era dado junto com a quimioterapia, após a retirada do tumor com cirurgia.

Nos últimos anos, dois outros anticorpos contra o mesmo alvo foram desenvolvidos, o Pertuzumab (nome comercial Perjeta) e o Trastuzumab-Emtansine, também conhecido como TDM1 (nome comercial Kadcyla). Outro medicamento atuando no mesmo alvo é o comprimido Lapatinibe (nome comercial Tykerb).

A segunda etapa de desenvolvimento destes medicamentos foi avaliar o resultado da combinação deles, o chamado duplo bloqueio, associado à quimioterapia convencional. Dois estudos foram feitos, o primeiro usando a combinação de Trastuzumab com Lapatinibe e quimioterapia (veja aqui o estudo) e um segundo estudo com Trastuzumab, Pertuzumab e quimioterapia (veja aqui este estudo). Estes remédios foram feitos antes da cirurgia, com o objetivo de reduzir o tumor da mama e facilitar a operação. Foi identificado que a combinação foi capaz de fazer desaparecer o tumor em metade das mulheres que fizeram esse tratamento, mostrando a grande efetividade desta combinação antes da cirurgia.

Mesmo que o tumor tenha desaparecido, a cirurgia continua sendo necessária. Estudos já foram feitos tentando evitar a cirurgia nestes casos, mas existe uma chance grande do tumor voltar caso ela não seja feita. De todo modo, as cirurgias feitas nos casos que o tumor desaparece são bem menores, só o local onde o tumor estava é retirado, assim os resultados estéticos são muito melhores.

Estas pacientes seguem sendo avaliadas nos estudos para verificar o resultado final do índice de cura de doença, que até agora vem sendo muito bom e promissor. Estes medicamentos já estão aprovados para uso antes da cirurgia em diversos países do mundo.

Gostou da matéria? Visite aqui nossa página no Facebook. Não esqueça de curtir a página para saber de todas as atualizações do blog! Compartilhe essa informação com alguém que possa estar precisando dela!

Anúncios

18 opiniões sobre “Duplo bloqueio do HER2 faz desaparecer os tumores da mama em metade das mulheres com câncer de mama HER2 positivo – Trastuzumab, Pertuzumab e Lapatinibe.”

  1. descobri um cancer de mama dia 24/06nada facil mas com essa tecnologia toda tudo resolve espero qdo r descoberto logo no começo da um jeito fiquei feliz com essa materia.

    Curtido por 1 pessoa

    1. DR FELIPE OBRIGADO POR ME DÁ RETOMO, SOU PACIENTE DO DR GILBERTO LOPES PEÇO TODOS OS DIAS A DEUS SABEDORIA PARA TODOS VCS DA ONCOLOGIA QUE PASSAM A CONFIANÇA DE CURA PARA NÓS .DEUS É NOSSA VITÓRIA.

      Curtir

  2. Descobri o câncer em outubro de 2014 em dezembro fui fazer minha primeira quimio e foi feita com perjeta e herceptin. Pois tive choque anafilatico por conta do herceptin. Estou fazendo outro tipo, que não está adiantando muito pois está no fígado, ossos e pulmão. O que tem de novo que possa ser uma luz. Obrigada

    Curtir

    1. Ola Cristiane, é dificil opinar sem saber detalhes do seu caso nem te examinar. Existem diversas opções como o kadcyla e combinações de medicamentos incluindo quimiterapia convencional e terapias de alvo molecular. A melhor pessoa para te orientar quanto ao seu tratamento seria o seu médico. Coragem no seu tratamento, um abraço!

      Curtir

  3. Uso o herceptin e estou bem ,faço tratamento há doze anos…Sou positiva para o Her2 ja tive três recidivas.So que durante o tratamento só com Herceptin tive duas recidivas em anos consecutivos ,fiz radioterapia em 2014 e cirurgia mas continuo com.uso continuo do Herceptin de 21 em 21 dias , será que deveria usar o bloqueio duplo tenho medo de uma nova recidiva..

    Curtir

    1. Ola Limara, você está tendo uma excelente resposta ao tratamento com herceptin. Acho que a maioria dos médicos não mudaria, neste momento, um tratamento que vem tendo bons resultados. Te aconselho a conversar com seu médico com o tratamento com o pertuzumab e ter isso em mente caso seja preciso no futuro. Parabéns, um abraço!

      Curtir

    1. Descobri em julho de 2014 fui operada em agosto tive alta e no dia seguinte fui internada com dores abdominais e fui operada novamente pois havia líquidos em meu abdômen.. perdi o baço e fiquei um mes no hospital. em outubro comecei a quimio foram 25 quimio e 25 rádio. Estou de alta desde fevereiro !!ja fiz os exs de controle após 3meses e estava tudo ótimo , mas sinto dores no corpo , , abdômen e costas e braço direito !! Gostaria de fazer o pet scan .. meu médico disse q e disnessesario !! o q vc acha ?? Ah foi retirado 70% do meu estômago! !obrigado pela sua atenção !! abs

      Curtido por 1 pessoa

      1. Ola Jo, a melhor pessoa para te orientar realmente é o seu médico, que conhece todos os detalhes do seu tratamento. Sei que é difícil passar por tudo isso mas fico feliz que você esteja bem e em casa já. Coragem na continuação! um abraço!

        Curtir

  4. Ola Doutor adorei seu post…tenho 35 anos descobri o CA de mama Her 2+ aos 34 anos meus linfo nódulos deram negativos e fiz mastectomia na mama esquerda; fiz Quimio vermelha/branca e o Herceptin, até um mês atrás tinha em mente o uso do Tamoxifeno, mas para minha surpresa meu Médico disse que segundo estudos o ideal seria o uso do Zoladex e Aromasin? Poderia me tranquilizar se seria uma boa escolha ou o tamoxifeno é melhor? Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Shirley, o seu médico está se referindo a dois estudos publicados este ano no congresso americano chamados SOFT/TEXT. Existe realmente um pequenino benefício de usar essa combinação de tratamentos e as mulheres que tiveram mais benefício foram as com menos de 35 anos e 4 ou mais linfonodos positivos. A contrapartida é que este tratamento é bastante difícil de ser feito, ele coloca a mulher em menopausa agudamente e com todos os efeitos prejudiciais que isto possa trazer para uma mulher jovem como perda do libido, secura vaginal, dores ósseas e maior risco de osteoporose. Esta é uma questão recorrente que estamos discutindo nas reuniões do hospital, eu sou da opinião que este tratamento deve ser conversado e oferecido mas não acho que deve ser feito obrigatoriamente em todos os casos, em especial fora do grupo que teve o maior benefício no estudo. Esta é uma questão em aberto para que você decida com seu médico sobre o melhor para o seu tratamento e qualidade de vida. Espero ter ajudado, um abraço!

      Curtir

  5. Dr. Felipe, descobri o CA com 30 anos em 2014, apos gestação. Comecei o tratamento com quimeoterapia vermelha ( 3), depois a branca (4), apos isso fiz a cirurgia da retirada das duas mama, mas somente a mama direita que estava afetada. Depois disso continuei com o Herceptin, nisso fiz outros exames e descobrimos que tinha focos ainda na mama, decidimos fazer a mama direita a cirurgia radica, porque eles não sabe se foi recidiva ou já estava la devido ter multipoliferação. Minha medica ficou em duvida em qual medicação aplicar e pediu para eu ir para São Paulo, estarei indo na segunda consultar com o Dr. Artur Sou HER2 Socre3+.
    Qual medicação que você me orienta.
    Obrigada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s